Estudar demais causa bloqueio - parte II

A base é o ideal
De acordo com a psicóloga educacional Maria das Graças Cavalcanti, para o estudante que vai fazer o vestibular, o ideal é que ele esteja estruturado com uma boa base desde o ensino fundamental. Às vésperas das provas, a psicóloga não recomenda uma revisão geral, porque a tendência é o aluno entrar em pânico.

A educadora sugere que o estudante organize horários de estudos e evite consultar vários livros de uma mesma disciplina ao mesmo tempo, porque cada um tem uma conotação diferente sobre o mesmo assunto, o que pode confundir o raciocínio. A melhor preparação é rever estudos dados na escola diariamente, revisando em seguida o conteúdo estudado em aproximadamente uma hora. Tudo isso, sem acumular conteúdo e ainda pegando em seguida os pontos principais. "Seguindo esse ritmo ao longo do ano, o estudante vai estar preparado para o vestibular", garante Maria Cavalcanti.

No que diz respeito ao descanso, a psicóloga acha que há tempo de dormir e de estudar. "Quando extrapola o hábito de estudar o estudante acaba perdendo a capacidade de assimilar o conteúdo. Portanto, é necessário que o aluno relaxe para que não haja saturação da mente", explica ela.

Fonte desta matéria:

 Terra Vestibular

Veja outras dicas

 

Viu quantos acessos ?

Principal