Estudar demais causa bloqueio - parte III

Bizuradas longas prejudicam
Roberson Vasconcelos, criticou o programa de escolas que promovem bizuradas que varam as madrugadas. "Isso é um erro. Da mesma forma que o professor cobra dos alunos planejamento nas suas horas de estudo, a mesma cobrança tem que ser feita à escola. Do contrário, não adianta o candidato sem bem planejado se sua escola continua extrapolando os horários e acabando com o espaço de descanso. Isso é um desequilíbrio".

Roberson também é contrário ao se aumentar a carga horária de estudos nas semanas decisivas. "O aluno tem que compreender que o vestibular avalia o conteúdo de todo o ensino médio. Portanto, a preparação correta tem ser feita ano a ano. Só assim se acaba com essa parafernália de cursos preparatórios. Eles são apenas complemento para quem não está bem numa matéria ou outra".

A professora Eliane Vasques de Figueiredo, coordenadora de ensino fundamental e ensino médio, diz que estudo e lazer tem que andar juntos para dar equilíbrio emocional ao estudante. "Pela experiência que tenho, posso dizer que ninguém pode extrapolar de um lado ou do outro. Só estando descansado e relaxado é que o candidato poderá absorver a carga de informações necessárias a uma boa prova", complementa.

A professora também critica a data de muitos vestibulares, segundo ela muito tarde. O ideal, diz, é que as provas fossem feitas no máximo até a segunda semana de janeiro, para os alunos pudessem ter seu período de férias. "Na data em que são definidos, deixará os alunos com apenas poucos dias de férias, porque no início de fevereiro as aulas do próximo ano letivo já serão iniciadas".

Fonte desta matéria:

 Terra Vestibular

Veja outras dicas

 

Viu quantos acessos ?

Principal