Coma mais peixe

Conselho dos cardiologistas

Original em -CNN - 5 de outubro, 2000

ATLANTA, Geórgia (CNN) -- Até agora, a maioria das pessoas sabe o que deve comer ou evitar em sua dieta, como acrescentar frutas e vegetais e cortar gorduras, mas a associação de cardiologistas norte-americana acaba de incluir uma novidade, peixe duas vezes por semana.

A organização está recomendando que as pessoas comam peixe duas vezes por semana, especialmente peixes gordurosos,  tais como salmão e atum,  pois contêm 

ácidos graxos omega-3, que parecem proteger contra ataques do coração.

"Isso se baseia em muitas evidências científicas sugerindo que o fato de as pessoas comerem semanalmente pelo menos uma porção, de preferência duas, de peixe pode reduzir a incidência de doença cardiovascular e derrame," explicou dr. Robert Eckel, da associação.

Nos Estados Unidos, morrem por ano cerca de 250.000 pessoas, vitimadas por parada cardíaca, condição inesperada e súbita que faz o coração parar de bater . O principal autor das recomendações, dr. Ronald Krauss, do Lawrence Livermore National Laboratory, disse que as diretrizes têm o objetivo de ajudar os norte-americanos a obter um padrão de alimentação geral mais saudável que os ajude a manter o nível de colesterol, pressão sangüínea e peso adequados.

Assim, pela primeira vez, as recomendações ressaltam a importância de se evitar a obesidade e uma mensagem positiva do que as pessoas devem comer, disse Krauss.

Antes, se enfocava a percentagem de calorias de gordura e quantidade de colesterol. Agora, a ênfase sai dos cálculos e recai em se alimentar com uma dieta equilibrada.

Muitas coisas nas diretrizes não foram mudadas. A American Heart Association ainda recomenda que se comam cinco porções de frutas e vegetais e seis de grãos, todos os dias, assim como se limitem a gordura, sal, colesterol e álcool. Mas este ano, os especialistas também levaram em conta as populares dietas de proteína, concluindo que não há evidência científica de que funcionam a longo prazo. "Estamos preocupados com reduções de peso, rápidas e temporárias, particularmente com o uso de dietas que são potencialmente prejudiciais a longo prazo," disse Eckel.

Em vez disso, a AHA aconselha a quem quiser emagrecer a adotar a dieta tradicional, isto é, reduzir o consumo de gordura e estabelecer como meta a perda de peso de um a dois quilos por mês.

A associação disse que, além das recomendações gerais de alimentação para a maioria das pessoas, os médicos ainda precisam examinar a história individual de saúde e fatores genéticos antes de sugerir um plano de dieta.

As novas diretrizes serão publicadas na edição de outubro do Circulation: Journal of the American Heart Association.

Outras Pesquisas

Principal