Tensão Pré-Menstrual

Aprovado primeiro medicamento contra tensão pré-menstrual

(SALUTIA) -- No início do mês, o órgão que controla drogas e alimentos nos Estados Unidos - a Food and Drug Administration (FDA) - aprovou o primeiro medicamento indicado para o alívio de uma forma grave de tensão pré-menstrual.

Conhecido como transtorno disfórico pré-menstrual ou TDPM, o distúrbio acomete de 3 a 5 por cento das mulheres e se caracteriza por irritabilidade, depressão, mudanças de comportamento e humor, inchaço e dor nas mamas, entre outros sintomas que costumam aparecer cerca de duas semanas antes da menstruação.

O medicamento recentemente aprovado já é um velho conhecido. Trata-se do antidepressivo Prozac. A única diferença é que para chamar a atenção do novo efeito terapêutico, o laboratório Eli Lilly, fabricante do antidepressivo, rebatizou a droga.

Nos Estados Unidos, quem procurar pelo medicamento contra a TPM deverá pedir pelo nome Sarafem. No Brasil, a marca não será comercializada porque, por lei, é proibido que um mesmo medicamento tenha nomes diferentes - ainda que a intenção seja distinguir as suas finalidades.

Sensação de bem-estar

Mas as brasileiras não têm do que se queixar. Prozac e Sarafem têm o mesmo princípio ativo: cloridrato de fluoxetina. E essa droga - para uso no tratamento da tensão pré-menstrual - foi oficialmente liberada pelo Ministério da Saúde no início do ano.

Estudiosos defendem a hipótese de que as flutuações hormonais típicas do ciclo menstrual inibiriam a liberação de serotonina, mediador químico cerebral responsável pela sensação de bem-estar.

"Antidepressivos da classe do Prozac aumentariam a circulação de serotonina e seriam, portanto, benéficos", diz a ginecologista Iara Moreno Linhares, médica-assistente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Indicação precisa

Só há uma ressalva: o remédio é indicado apenas para os casos em que a depressão é acentuada. "Se não houver um fundo depressivo a droga não ajuda", afirma a ginecologista. "Algumas mulheres ficam mais ansiosas e chorosas no período pré-menstrual porque estão irritadas e não porque estão tristes. Se tomarem o antidepressivo - que dá excitabilidade - os sintomas podem piorar."

Iara lembra ainda que os antidepressivos inibidores de serotonina - além do Prozaz, Eufor, Daforin e Verotina - têm efeitos colaterais como náuseas, insônia e dor de cabeça.

Outras Pesquisas

Principal