FBI: antraz foi manipulado em laboratório

Fonte - Globonews

CHICAGO - Após investigarem o prédio da American Media , onde trabalharam os dois homens contaminados na Flórida, os agentes do FBI, polícia federal americana, concluíram que o antraz que contaminou Robert Stevens, morto na semana passada, e Ernesto Blanco, foi manipulado em laboratório. A informação é da rede de televisão americana ABCNews, publicada nesta terça-feira em seu site. 

Os agentes encontraram esporas da bactéria do antraz apenas no teclado de Stevens. Mas apesar de acreditarem que um ato terrorista teria espalhado a bactéria por todo o prédio, a descoberta de que o antraz foi manipulado em laboratório levanta novas suspeitas.  

O temor de ser contaminado pelo antraz se espalhou pelos Estados Unidos. Nesta terça-feira, centenas de moradores de Boca Raton, na Flórida, onde ocorreram os dois casos da doença, submeteram-se a testes para detectar a bactéria antraz. No estado do Kentucky, 400 pessoas foram postas em quarentena depois que um empregado abriu um envelope que continha um pó branco. 

Em West Chester, em Ohio, as autoridades puseram em quarentena os funcionários de um restaurante depois que um dos clientes deixou uma vasilha com um líquido desconhecido. Na segunda-feira, um consultório médico de Cincinnati, no estado de Ohio, foi evacuado e seis pessoas tiveram de ser descontaminadas devido à chegada de uma carta pelo correio considerada suspeita. Testes revelaram que era alarme falso.

Para o presidente dos Estados Unidos George W. Bush, não há motivo para que a população viva alarmada. Segundo ele, a morte do americano Robert Stevens, na semana passada, e a contaminação de Ernesto Blanco, ambos funcionários de empresas com escritórios no prédio da American Media, são fatos isolados.

- Até agora parece ser um incidente muito isolado. Levamos muito a sério qualquer informação que chega a nosso governo, porque acreditamos que estamos lidando com pessoas diabólicas - afirmou Bush, após uma reunião com o chanceler alemão, Gerhard Schroeder.

Somente na segunda-feira, 743 submeteram-se a testes para detectar o antraz. 

O Departamento de Saúde do Condado de Palm Beach acredita que outras cem seriam testadas até a noite desta terça-feira.  Segundo o Centro de Controle de Doenças e Prevenção (CDC) enviou 15 especialistas para Boca Raton.

Agentes do FBI são  descontaminados

visitas desde 10/out/2001

Outros Assuntos

Principal