Make your own free website on Tripod.com

Guerra Química

Bombas Químicas

Fonte - Isto é

Muitos agrotóxicos usados para eliminar pragas podem servir como armamento. Bastaria tomar de assalto um avião carregado de inseticida para despejá-lo sobre uma cidade. O que parecia ficção tornou-se realidade quando o procurador-geral dos EUA, John Ashcroft, revelou que a polícia federal americana (FBI) detivera um suspeito com manuais e informações sobre aviões de uso agrícola. Foi o bastante para que o governo suspendesse todos os vôos de fumigação, na segunda paralisação desde 14 de setembro. Ao todo, 3.500 aeronaves deixaram de circular na semana passada.

As armas químicas estrearam pelas mãos dos alemães, em 1915. Tropas inglesas e francesas não ficaram atrás, e três anos depois arremessaram seus torpedos tóxicos. Dentro do grupo de armas químicas, o gás mostarda é o mais conhecido. Em 1936, foi usado pelo ditador italiano Benito Mussolini para eliminar os obstáculos humanos que impediam o avanço de suas tropas na Abissínia, atual Etiópia. Nos anos 70, os americanos arrasaram a agricultura do Vietnã com gases desfolhantes. Já os soviéticos despejaram gás sarin no Afeganistão. Em 1988, no estertor da guerra Irã–Iraque, Saddam Hussein desferiu sua ira e o gás mostarda sobre os curdos iraquianos, acusados de apoiar o Irã.

No topo da lista de toxicidade, o VX é um inseticida líquido que mata em menos de 15 minutos. Inodoro e incolor, ele se transforma em gás ao entrar em contato com o oxigênio. Como outros agentes químicos, o VX bloqueia a transmissão de impulsos ao sistema nervoso central, provoca convulsões, parada respiratória e morte. Ao mínimo contato, os olhos ficam vermelhos e doloridos e os primeiros sintomas aparecem, como dificuldade para respirar, dor na parte frontal da cabeça, náusea e vômito.

O gás mostarda, ao ser misturado com água, exala forte cheiro de alho. Seus efeitos vão da simples coceira na pele até olhos lacrimejantes e ardor nos pulmões. Uma pessoa infectada pode demorar até 12 horas para sentir os sintomas. Cruel e doloroso, também foi usado por chineses, soviéticos, ingleses e japoneses nas duas grandes guerras. “Ao contrário dos agentes bacteriológicos, as armas químicas têm efeito instantâneo e produzem mais danos quando inaladas”, explica o doutor Graff. Só a máscara anti-gás protege, e ainda assim com resultados parcos, já que o filtro de gás dura entre três e seis horas.

visitas desde 10/out/2001

Outros Assuntos

Principal