Make your own free website on Tripod.com

Descubra por que uma maçã cortada escurece quando exposta ao ar!

Fonte - Ciência Hoje

Zzzzzzzz. Na cama fofa, Rex dorme tranqüilamente e nem sonha que o seu descanso está prestes a acabar! De repente, um barulho surge no quarto, o dinossauro pula do colchão e acorda assustado! Será que há um monstro dentro do armário? Embaixo da cama? Atrás da cortina? O barulho se repete! E Rex nota que vem... da sua barriga! Ufa! É apenas um aviso de que é hora de tomar café!

Quando chega à cozinha, Rex vê que, na mesa, há tudo o que ele gosta: leite, biscoito, bolo, manteiga e frutas. E o dinossauro decide começar a primeira refeição do dia comendo uma fruta. Parte uma maçã ao meio, mas ao ver os biscoitos, muda de idéia! "Primeiro ataco as rosquinhas e deixo a maçã por último", pensa.

Depois de passar quase uma hora comendo biscoitos e bebendo leite, a barriga de Rex está quase explodindo! Mas o dinossauro, guloso, ainda quer comer a maçã que havia cortado. Ao olhar para a fruta, porém, Rex leva um susto: ela está marrom!

O dinossauro coça o queixo e fica encucado: por que a maçã escureceu? Será que ele poderia ter evitado que ela ficasse assim? Tantas dúvidas levam Rex ao seu laboratório secreto para fazer mais um experimento! Quer acompanhá-lo? Então, saiba que você precisa apenas de uma maçã e de uma pastilha de vitamina C. A vitamina C pode ser efervescente (ou seja, daquele tipo que colocamos na água para tomar) ou não. Se você não a tiver em casa, sem problema: use um limão em seu lugar. O limão também contém vitamina C. Depois, faça como o Rex:

1. Corte a maçã ao meio;
2. Se a pastilha de vitamina C for efervescente, coloque-a na água. Caso não seja, triture-a bem. Se você preferir usar o limão, corte-o ao meio;
3. Em seguida, pegue uma das metades da maçã e espalhe a vitamina C ou esprema o limão sobre ela;
4. Coloque as duas metades da maçã ao ar livre por uma hora; observe a cor de cada metade.

A metade da maçã em que não foi passada vitamina C ou o caldo do limão ficou marrom. Já a que recebeu vitamina C ou caldo do limão permaneceu com a mesma cor. Por quê? Quando descascamos frutas como maçãs, pêras e bananas, o que fazemos é causar a ruptura de suas células, as pequenas unidades que as formam. O mesmo ocorre quando elas são machucadas por alguma pancada ou partidas ao meio.

Dentro das células da maçã, há um tipo de proteína -- substância que existe nos animais, vegetais e em todos os seres que têm vida -- chamada enzima. Quando cortamos as frutas, as enzimas saem das células. Elas entram, então, em contato com compostos químicos que existem fora das células. Com a ajuda das enzimas, esses compostos unem-se oxigênio do ar. Por isso, a maçã escurece.

A vitamina C em pastilha ou do limão previne o escurecimento da fruta por dois motivos. Ela entra em contato com o oxigênio antes dos compostos químicos da maçã. E impede, ainda, a ação das enzimas! 

Outras Curiosidades Principal