Notícias Atuais
Pesquisas
Principal

Veja Também :

Piadas
Tirinhas
Para Pensar
Novidades do Vestibular
Meu Fim de Semana
Viu quantos acessos ?

 

visitas desde 10/outubro/2001

Notícia de 30 de março de 2003

A Volks muda a vida nacional

Fonte - InvestNews - Gazeta Mercantil/Página A1-Ariverson Feltrin
Enviado por - Bruno Guilherme Saragioto - Curitiba - PR

São Paulo, 24 de Março de 2003 - Empresa faz 50 anos hoje com arma de reação: o Gol bicombustível. A Volkswagen celebra em clima de gala nesta segunda-feira seus 50 anos de Brasil. Foi em 23 de março de 1953 que a empresa alemã plantou sua primeira semente, num armazém da rua do Manifesto, no bairro paulistano do Ipiranga. Se a empresa alemã detinha em 1970, nos tempos do carismático presidente Wolfgang Sauer, 56,3% das vendas de carros (a GM, em segundo, tinha apenas 16,9%), com a entrada de concorrentes, naturalmente, perdeu vigor. Depois de 1990, quando o ex-presidente Collor chamou os carros brasileiros de "carroças", o panorama mudou, e muito. Nos primeiros dois meses de 2003, o placar está favorável à Fiat, seguida da GM. A Volks surge apenas na terceira posição em vendas internas.
Mas o novo presidente da empresa, o inglês Paul Fleming, promete reagir.
"Se somar as vendas internas e externas, estamos muito à frente da concorrência. Somos líderes absolutos em exportações", diz, orgulhoso.
"Mas concordo que, infelizmente, estivemos distantes dos desejos do consumidor nos últimos anos."
Um dos passos para retomar a liderança começa a ser dado hoje com o lançamento do Gol Total Flex, primeiro modelo nacional a utilizar a tecnologia que possibilita o uso de dois combustíveis no mesmo tanque, já que seu motor funciona com álcool ou gasolina. Segundo a Volkswagen, o Gol, o modelo mais exportado da história, com 320 mil veículos, será fortalecido no mercado externo, principalmente na China, Índia e Austrália, países que têm interesse no álcool como combustível.