Notícias Atuais
Pesquisas
Principal

Veja Também :

Piadas
Tirinhas
Para Pensar
Novidades do Vestibular
Meu Fim de Semana
Viu quantos acessos ?

 

visitas desde 10/outubro/2001

Notícia de 11 de março de 2003

Falta de evidência tira elemento 118 da tabela periódica

Fonte - SciAm
Cientistas do Lawrence Berkeley National Laboratory (LBL), dos EUA, renunciaram formalmente à sua reinvindicação de haver descoberto o mais maciço dos elementos químicos. A síntese do superpesado elemento 118, com de 118 prótons em seu núcleo atômico, havia sido anunciada pelos pesquisadores em 1999, em artigo publicado na prestigiosa Physical Review Letters.
A retratação dos pesquisadores do LBL, publicada na edição atual da mesma revista, deveu-se ao fato de que tanto eles quanto cientistas da Alemanha e do Japão não conseguiram reproduzir a suposta síntese. Após reexaminar os dados originais, utilizando diferentes softwares, o time foi forçado a admitir que sua evidência para o elemento118 era falsa.
O LBL vem-se recusando a informar como o erro ocorreu, mas fontes que pediram para não serem identificadas afirmaram à imprensa que um dos membros da equipe teria falsificado os resultados. O anúncio original foi feito pouco depois de cientistas russos terem produzido com sucesso o elemento 114.
Os pesquisadores do LBL, que batizaram seu suposto elemento com o nome de ununoctium (uma bizarra forma de designar o número 118), afirmaram na ocasião que, após ser produzido no acelerador cíclotron e separado de outros núcleos por poderosos campos magnéticos, ele decaia em alguns milisegundos, dando origem ao elemento 116 - também jamais sintetizado antes. Desde então, os cientistas russos conseguiram reproduzir o elemento 116. Mas o 118, ao menos por enquanto, deverá ficar fora da tabela periódica.