Notícias Atuais
Pesquisas
Principal

Veja Também :

Piadas
Tirinhas
Para Pensar
Novidades do Vestibular
Meu Fim de Semana
Viu quantos acessos ?

 

visitas desde 10/outubro/2001

Notícia de 28 de setembro de 2002

Explosão de meteoro pode causar incidente nuclear, diz general

Fonte - Folha on Line

O general Simon P. Worden, diretor de operações do Comando Espacial Central dos Estados Unidos, afirmou neste mês que uma grande explosão de meteoro na atmosfera pode fazer com que armas nucleares sejam usadas por engano, de acordo com o site "Discovery News".

Segundo ele, é necessário que um sistema global de alerta seja criado, para que governos que possuam armas nucleares não confundam o fenômeno com um ataque.

Worden diz que, no dia 6 de junho, satélites dos Estados Unidos detectaram uma explosão de 12 quilotons na atmosfera, equivalente à bomba lançada em Hiroshima, causada por um meteoro se vaporizando na atmosfera sobre o mar Mediterrâneo.

Se o meteoro tivesse atingido a atmosfera terrestre algumas horas antes, ela 

poderia ter sido vista por soldados na Caxemira, área disputada pelos governos de dois países que possuem armas nucleares: Índia e Paquistão.

"Na guerra fria, havia apenas nós (os norte-americanos) e a União Soviética, e havia linhas de emergência preparadas", disse Worden ao Discovery News. "Agora nós temos uma dúzia de países com armas de destruição em massa."

A cada ano, cerca de 30 meteoros que explodem na atmosfera atingem mais que um quiloton --equivalente a mil toneladas de TNT.