Notícias Atuais
Pesquisas
Principal

 

visitas desde 10/outubro/2001

Notícia de 10 de outubro de 2001

Chocolate: doce prazer que faz bem à saúde

Fonte - Globonews

PARIS - Esqueça tudo o que já foi dito sobre o chocolate. Pesquisadores reunidos no 55º Congresso de Medicina Entretiens de Bichat, realizado em Paris, concluíram que o alimento - freqüentemente relacionado à obesidade e problemas cardiovasculares - traz diversos benefícios à saúde, além de não engordar.

O alimento - rico em polifenóis, substância antioxidante - apresentou propriedades preventivas de câncer, doenças cardiovasculares, osteoporose e doenças inflamatórias, em recentes testes realizados com roedores.

- Durante anos, essas substâncias foram consideradas antinutritivas e prejudiciais à digestão. Hoje, no entanto, despertam grande interesse devido às suas propriedades antioxidantes - explicou Augustin Scalbert, cientista do laboratório de doenças metabólicas do Instituto Francês de Pesquisa Agronômica (INRA).

Os antioxidantes combatem os radicais livres que são gerados pelo organismo e por agressões externas, como infecções, fumaça do cigarro e inalação de substâncias poluentes. Substâncias como os polifenóis impedem, por exemplo, o depósito de gordura nas artérias, evitando as tromboses que provocam enfartes. Evitam, também, a proliferação de células tumorosas nos casos de câncer de cólon, estômago, fígado, mama, próstata, pulmão, pele e bexiga.

Os benefícios mais "tradicionais" do chocolate, como suas propriedades estimulantes e antiestressantes, também foram confirmadas pelos cientistas. A boa notícia é que, à exceção de quem tem predisposição genética, o alimento não ocasiona acréscimo de peso.

- O consumo moderado de chocolate pode ter inclusive um efeito psicológico positivo considerável, auxiliando crianças obesas a suportar as restrições que lhe são impostas - acrescentou professor Jean-Michel Lecerf, do Instituto Pasteur de Lille, na França.