Make your own free website on Tripod.com
Notícias Atuais
Pesquisas
Principal

 

visitas desde 10/outubro/2001

Notícia de 3 de maio de 2001

Não jogue dinheiro fora - beba água de torneira

Fonte - CNN

Gland, Suíça -- Quem bebe água mineral engarrafada como uma opção mais saudável pode, na realidade, estar jogando dinheiro fora, já que a água encanada na maioria dos países, inclusive o Brasil, é de igual qualidade, de acordo com o grupo conservacionista WWF, em estudo divulgado nesta quinta-feira.

"Água engarrafada pode não ser mais segura, nem mais saudável, do que água da torneira em muitos países, e custa até 1.000 vezes mais caro," advertiu o grupo suíço, argumentando que preferir água encanada é melhor não só para o bolso como também para o meio ambiente.

A indústria de água engarrafada é a que mais cresce no setor de bebidas, movimentando cerca de 22 bilhões de dólares anuais. O estudo revelou que o mercado de água mineral é parcialmente alimentado pela preocupação com a qualidade da água municipal

Na verdade, há mais controle sobre a água encanada na Europa e nos Estados Unidos do que na indústria de água mineral, lembrou o WWF. Mas reconheceu que em alguns países, o gosto da água encanada é apontada como justificativa para o consumo de garrafas de água mineral.

Na maioria das cidades brasileiras a água é considerada boa. Segundo Stel Soares, diretor técnico do Clube de Engenharia, 94 por cento da população urbana conta com água de boa qualidade no Brasil.

"A água do Rio de Janeiro, em particular, tem melhor qualidade do que a européia, porque nossos rios não estão contaminados com química fina, que é o maior problema na Europa e até nos Estados Unidos," disse Soares, que também é engenheiro sanitarista da Secretaria Estadual de Planejamento do Rio de Janeiro.

"A produção da água do Rio de Janeiro é de ótima qualidade," explicou. "Mas o problema está no armazenamento nas casas ou no transporte nos canos, muitas vezes a contaminação se dá por aí."

O estudo da WWF mostra que, nas regiões onde pode estar contaminada, ferver ou filtrar a água local é uma maneira mais segura e a um custo muito mais baixo do que o consumo de água engarrafada, principalmente para a população de baixa renda.

"A água engarrafada não é uma solução sustentável a longo prazo para assegurar o acesso à água saudável," disse Richard Holland, diretor da campanha Living Waters, da WWF.

O grupo conservacionista ressaltou que cerca de 1,5 milhão de toneladas de plástico é usado por ano pela indústria de água mineral e uma grande quantidade de substâncias tóxicas são emitidas durante o processamento das garrafas.

Além disso, 89 bilhões de litros de água engarrafada anualmente são consumidos fora de seus países de origem, contribuindo para o agravamento do efeito estufa, com as emissões de dióxido de carbono dos meios de transporte.