Notícias Atuais
Pesquisas
Principal

 

visitas desde 10/outubro/2001

Notícia de 1 de junho de 2001

Urânio pode estar contaminando moradores no RN

Fonte - Estadão

Natal - Os moradores do município de Lajes Pintada, no agreste do Rio Grande do Norte, estão preocupados com o aumento dos casos de câncer e do nascimento de pessoas com deformações. De acordo com levantamentos feitos por geólogos, os problemas são decorrentes da contaminação da água da cidade por urânio.

Um dos casos mais graves registrados até hoje é o da menina Márcia, de um ano de idade. Segundo os pais da menina, a dona de casa Maria Gilvana de Oliveria e Landrie Bezerra, a filha nasceu com várias deformidades. A menina não tem os olhos, o nariz, tem lábio leporino bilateral e nasceu sem o palato, o que resulta na exposição da massa encefálica pela abertura da boca.

Outros tipos de deformidades também estão atingindo as crianças nascidas na região, como a polidactalia (seis dedos em uma das mãos ou nas duas), anacefalia (ausência de cérebro) e agenesia de falanges (ausência das falanges de dedos).

Além dos casos de deformidade, há registro de aumento do número de casos de câncer. "Há cinco anos estamos percebendo o aumento nos casos de câncer", explicou a Secretária Municipal de Saúde da cidade, Suéria Furtado.

Suspeita

Geólogos acreditam que os problemas de saúde em Lajes Pintada está relaciondo ao nível de radiação de minerais como urânio, muito usados na década de 70, quando garimpeiros abriam túneis e trincheiras. "Com a chuva a água passou a ficar empossada e contaminada pelo minério. A terra utilizada para a plantação também pode ter sido contaminada pelo urânio", alertou o geólogo Fernando Gomes Fernandes, morador de Lajes Pintada, que realizou estudos sobre a situação geológica da cidade. Fernandes, em seus estudos, encontrou a presença de autonita e turbenita, dois minerais que possuem o urânio em sua composição.