Notícias Atuais
Pesquisas
Principal

 

visitas desde 10/outubro/2001

Notícia de 17 de abril de 2001

Ministério da Saúde proíbe venda de merthiolate

Fonte - Globo.com

Ministério da Saúde suspendeu nesta terça-feira a venda de produtos a base de tiomersal, como o merthiolate e o mercúrio cromo, em todo o país. De acordo com o ministro José Serra, a suspensão foi determinada porque os produtos não fazem mais efeito. A decisão será publicada amanhã no Diário Oficial da União.
Os fabricantes de medicamentos que contêm a substância (um anti-séptico tem cerca de 49% de mercúrio em sua composição) serão obrigados a recolher os produtos a partir de amanhã. Eles terão dois meses para retirar todo o estoque do mercado.

Confira a integra da nota do Ministério da Saúde:
"A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tendo em vista a tendência mundial da diminuição da exposição de seres humanos a produtos à base de derivados de mercúrio determina:  

1. A proibição da utilização de derivados de mercúrio em medicamentos fabricados no Brasil, exceto vacinas, a partir de amanhã (18.04);
2. A proibição da comercialização desse tipo de produto a partir de amanhã (18.04);
3. Os fabricantes de produtos à base de derivados de mercúrio têm dois meses para retirá-los do mercado.
A Anvisa esclarece que o Tiomersal (derivado de Mercúrio) não será usado como remédio, mas apenas como conservante de vacinas, por recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Não existe ainda substituto à altura do Tiomersal para ser aplicado com este fim."