Notícias Atuais
Pesquisas
Principal

 

visitas desde 10/outubro/2001

Notícia de 1 de abril de 2001

França devolve lixo nuclear para a Alemanha

Fonte - Terra
A França começou a devolver lixo nuclear à Alemanha na segunda-feira (25 de março) após uma longa pausa, mandando um carregamento por trem que deve gerar protestos ao ultrapassar a fronteira alemã pouco antes da meia-noite. Vigiado por uma dúzia de manifestantes anti-nucleares, o trem que carregava seis contêineres com restos de hélio deixou o terminal ferroviário às 4h46 (1h46 hora de Brasília) em Valognes, perto do centro de reprocessamento de Haia ao longo da costa.
Os seis vagões, os primeiros enviados à Alemanha desde março de 1998, partiram protegidos por policiais em vagões de passageiros na frente e atrás da carga. Cerca de 300 policiais estavam de alerta nas imediações, mas os manifestantes se limitaram a exibir faixas e soltaram um fogo de artifício no céu antes do amanhecer. "Nós não estamos aqui para brecar o comboio porque pensamos que é normal que lixo volte para o local de onde ele veio", disse Frederic Marillier, do grupo ambiental Greenpeace. "Mas nós queremos denunciar seu retorno porque ele abre as portas para trens chegando de outros destinos". As últimas cargas enviadas ao controverso depósito de Gorleben, ao sul de Hamburgo, em 1997 causaram confrontos entre a polícia e militantes anti-nucleares. Temores de possíveis vazamentos radioativos fizeram a Alemanha interromper o envio de cargas em 1998. A agência de reprocessamento francesa Cogema disse que os contêineres estão agora de acordo com os padrões de segurança internacionais.
Mais de 10 mil manifestantes se reuniram em Lueneburg, perto de Gorleben, no sábado para protestar contra o transporte. Cerca de 400 agricultores fizeram o mesmo com seus tratores no domingo. Cerca de 15 mil policiais foram chamados ao local.