Notícias Atuais
Pesquisas
Principal

 

visitas desde 10/outubro/2001

Notícia de 01 de fevereiro de 2001

Mato Grosso do Sul proíbe comercialização de amianto

Estado é o primeiro no país a banir o mineral, reconhecidamente tóxico

Fonte - www.estadao.com.br

São Paulo - Mato Grosso do Sul é o primeiro estado brasileiro a proibir a comercialização de produtos a base de amianto, destinados à construção civil. A lei, assinada pelo governador Zeca do PT, está em vigor desde o início desta semana e vale somente para novos estoques. Além da proibição, o governo vai fazer uma campanha para conscientizar empresários e trabalhadores sobre os riscos que o amianto causa à saúde.

O amianto, ou asbestos, é um mineral reconhecidamente tóxico, que pode causar problemas pulmonares, incluindo o câncer, principalmente para os trabalhadores que lidam com ele, nas minas e nas indústrias. Além disso, tem grande capacidade de poluir o meio ambiente. É utilizado em 90% das caixas d’água e 70% dos telhados brasileiros.

Banido em 21 países, o amianto já está proibido em três municípios paulistas, Osasco, Mogi Mirim e São Caetano do Sul. Projetos de lei nesse sentido tramitam ainda nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, além da cidade de São Paulo. No nível federal, uma comissão especial, presidida pelo deputado Flávio Derzi (PMDB/MS), estuda o banimento de todos os tipos de amianto, a partir principalmente de projetos dos deputados Eduardo Jorge e Fernando Gabeira.