Notícias Atuais
Pesquisas
Principal

 

visitas desde 10/outubro/2001

Notícia de 9 de novembro de 2000

Desligado para sempre o maior acelerador de partícula do mundo

Fonte - CNN

GENEBRA -- O maior acelerador de partícula do mundo foi desligado definitivamente, na quarta-feira, por decisão da Organização Européia de Pesquisa Nuclear, Cern, depois de chegar perto de descobrir a partícula subatômica que ajudaria a revelar o funcionamento do universo.

O acelerador LEP, large electron-position, um tunel subterrâneo, com mais de 27 quilômetros de circunferência, nos arredores de Genebra, será substituído por uma máquina mais potente, um laboratório de colisão, denominado Large Hadron Collider, que deverá entrar em operação em 2005.

Os aceleradores lançam as partículas 

quase à velocidade da luz em um curso de colisão de modo a parti-las e permitir que os cientistas estudem a natureza da matéria, informou a agência Reuters.

A partícula subatômica, boson de Higgs era a meta dos físicos que passaram 11 anos fazendo experiências e teria sido uma conquista final para o laboratório gigante. Apesar de terem produzido inúmeras colisões compatíveis com a produção do boson de Higgs, os cientistas não tiveram êxito.

Proposta pela primeira vez pelo físico escocês Peter Higgs, no início da década de 1960, para explicar porque a matéria tem massa, sua descoberta é fundamental para o entendimento das leis da física e da própria natureza.

"Os dados reunidos não foram suficientemente conclusivos para justificar o funcionamento do LEP em 2001," declarou o Cern.

Agora, a possibilidade de produzir a partícula está nas mãos dos cientistas do Laboratório Acelerador Nacional Fermi, perto de Chicago, com um olho no prêmio Nobel. O Fermilab deverá atualizar seu acelerador no próximo ano.