Notícias Atuais
Pesquisas
Principal

 

visitas desde 10/outubro/2001

Notícia de 11 de novembro de 2000

Antigripal proibido frustra consumidor

Fonte - Estadão

Várias farmácias em São Paulo receberam clientes ontem à procura dos descongestionantes Descon, Dimetapp e Naldecon, que integram a lista de medicamentos proibidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por conterem a substância fenilpropanolamina. Os consumidores, no entanto, saíram frustrados, pois as grandes redes de farmácias já recolheram os remédios das prateleiras.

Farmacêuticos consultados pela reportagem tiveram dificuldade em apontar um remédio para substituir os antigripais recolhidos, que eram vendidos apenas com receita médica. A recomendação para os clientes era a de consultar um médico. Essa também é a orientação do especialista Anthony Wong, diretor do Centro de Assistência Toxicológica do Hospital das Clínicas. "A fenilpropanolamina é substituível, mas nada garante que o substituto seja mais ou menos seguro." Alguns laboratórios já estudam a substituição da substância na fórmula dos medicamentos.

Para Wong, a Anvisa foi precipitada em proibir os medicamentos baseada apenas em um alerta da Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos. Na sua avaliação, o estudo da Universidade de Yale que associou a substância à ocorrência de derrames é inconclusivo. "As pessoas que sempre usaram esse produtos podem continuar a usá-los sem problemas", garante o toxicologista. Segundo ele, nunca houve um caso de derrame relacionado à fenilpropanolamina no País em mais de 30 anos de uso desses medicamentos.

Já a farmacêutica Emiko Fukuda, diretora de Medicamentos do Centro de Vigilância Sanitária (CVS) de São Paulo, orienta os consumidores a descontinuarem o uso dos medicamentos. "O paciente que usa um desses produtos deve consultar um médico para substituí-los." Os medicamentos proibidos são: Benadryl, Contac, Naldecon, Acolde, Rinarin, Deltap, Desfenil, Naldex, Nasaliv, Decongex, Sanagripe, Descon, Dimetapp, Ornatrol, Rhinex, Cheracol e Contilen.