Notícias Atuais
Pesquisas
Principal

 

visitas desde 10/outubro/2001

Notícia de 06 de outubro de 2000

Cientistas ligam excesso de luz a aumento de câncer de mama

Fonte - Globo.com

Um epidemiologista americano afirma que a exposição a altos níveis de iluminação noturna pode estar relacionada a risco aumentado de câncer de mama. Richard Stevens, da Universidade de Connecticut, acredita que o excesso de luminosidade pode afetar os ritmos biológicos de seres humanos e suprimir a produção de substâncias como a melatonina no organismo.

A notícia foi divulgada em primeira mão pela Radio 4 da BBC, no programa 'Costing The Earth'.

Stevens adiantou que suas polêmicas conclusões foram obtidas a partir de estudos com animais. Robert Key, do Fundo Imperial de Pesquisas do Câncer, reagiu afirmando que esta é uma ''hipótese interessante'', mas que ainda ''não há evidências conclusivas'' de que isto possa vir a acontecer em humanos.

Em defesa de sua tese, Stevens afirmou que mulheres cegas têm um risco muito mais baixo de terem câncer de mama, segundo estudos conduzidos por cientistas americanos e suecos.

Segundo Stevens, em animais que apresentam fases específicas de acasalamento, a melatonina afeta o estrogênio, hormônio sexual feminino. Estrogênios aumentados estão relacionados a aumento do risco de câncer de mama.