Notícias Atuais
Pesquisas
Principal

 

visitas desde 10/outubro/2001

Notícia de 24 de outubro de 2000

Surto do Ebóla pode durar três meses

Fonte - CNN

KAMPALA, Uganda -- O número de mortos, vitimados pela febre hemorrágica causada pelo vírus Ebola no norte de Uganda subiu para 60, nesta terça-feira, e o surto deverá durar meses, informou a Organização Mundial de Saúde.

A província de Gulu registrou mais cinco mortes e o número de casos notificados também subiu, de 160 na segunda-feira para 165, segundo o porta-voz da OMS, Valery Abramov, que disse esperar novas ondas de febre, embora as internações tenham se estabilizado entre cinco e dez pacientes diários.

A OMS afirmou que diversos casos suspeitos relatados em um campo para pessoas deslocadas pelos conflitos no norte de Uganda deram resultado negativo para Ebola. O campo está a 40 quilômetros a noroeste de Gulu.

Todos os casos confirmados até agora são da região de Gulu, situada a 352 quilômetros ao norte de Kampala, a capital ugandense, segundo a agência AP.

"Ainda estamos no meio de uma onda," disse. "Espera-se três ou quatro ondas o que significa que poderá prolongar-se por outros dois meses e meio, ou mesmo três meses."

"O público foi informado de que a situação está sob controle," disse o Ministério de Saúde de Uganda. "Não há motivos para pânico."

Não há cura conhecida para a febre, espalhada através do contato humano e que causa intensa hemorragia interna, informou a agência Reuters. Os sintomas incluem febre, fraqueza, dor de cabeça, dores musculares e abdominais, garganta inflamada, seguido de vômito, diarréia e hemorragia.

O período de incubação é entre dois e 21 dias, de acordo com a OMS. Os especialistas não sabem a exata origem do vírus. Segundo a organização, Ebola já causou 793 mortes entre 1.100 casos documentados desde que o vírus foi descoberto em 1976, na República Democrática do Congo.