Make your own free website on Tripod.com
Notícias Atuais
Pesquisas
Principal

 

visitas desde 10/outubro/2001

Notícia de 22 de agosto de 2000

Medicamento de quimioterapia é eficaz contra alcoolismo


O Ondansetrón, um medicamento usado na quimioterapia, poderá ser eficaz para os alcoólatras que sofrem de desequilíbrios químicos no cérebro. A descoberta faz parte de um estudo publicado hoje pelo jornal da Associação Médica Americana.

A droga seria altamente eficaz para o tratamento da dependência de pacientes alcoólatras nos estágios iniciais da doença, segundo os autores do estudo, que examinaram 271 casos em 11 semanas. A pesquisa mostrou que aqueles que tomaram a droga tiveram 20% a mais de sucesso em deixar a bebida, do que os que tomaram o placebo.

"Há décadas sabemos que, para alguns, o alcoolismo vem de família e que algumas anormalidades do cérebro são hereditárias", disso o professor de psiquiatria e farmacologia na Universidade de Ciências e da Saúde em San Antonio (Texas), doutor Bankole Johnson.

O remédio atua sobre os neurotransmissores do cérebro, a dopamina e a serotonina, para reduzir a dependência. "O Ondansetrón reduz consideravelmente a necessidade de beber entre os alcoólotras biológicos, aparentemente, ao corrigir os desequilíbrios do cérebro", acrescentou Johnson.

Um adulto em cada 13, cerca de 14 milhões de pessoas, é alcoólatra nos Estados Unidos, um país com mais de 250 milhões de habitantes.