Notícias Atuais
Pesquisas
Principal

 

visitas desde 10/outubro/2001

Notícia de 16 de agosto de 2000

Vírus Ebola tem proteína mortal investigada

Fonte - Globo.com

Cientistas americanos descobriram a causa provável da intensa hemorragia interna responsável por até 90% das mortes causadas pelo vírus Ebola.

Pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde (NIH) identificaram uma proteína viral responsável pela destruição das células endoteliais. Essas células revestem as paredes dos vasos sanguíneos. O estudo foi publicado na edição de agosto da Nature Medicine. Vacinas e drogas que tenham por alvo esta proteína podem reduzir ou prevenir a doença.

Zhi-Yong e Gary Nabel lideraram um grupo de pesquisadores que investigavam uma glicoproteína, molécula que contém açúcar e que adere à superfície do vírus Ebola. Em tubos de ensaio, uma porção específica desta proteína destruiu células endoteliais de humanos e macacos. A proteína também provocou rompimentos de vasos isolados, o que poderia explicar os sangramentos internos observados em indivíduos infectados.

Glicoproteínas isoladas da cepa viral Reston, no entanto, destruíram apenas vasos sanguíneos de macacos. Isto possivelmente explica porque o vírus Ebola Reston não provoca a doença em seres humanos.

"Fomos capazes de definir o principal gene viral do Ebola responsável pela morte das células. Além disso, descobrimos um alvo molecular para novas drogas e vacinas potenciais", afirmou Nabel.