Notícias Atuais
Pesquisas
Principal

 

visitas desde 10/outubro/2001

Notícia de 02 de agosto de 2000

Tomate ajuda a evitar doenças cardíacas, afirmam cientistas

LONDRES -- O tomate comum, usado na preparação de saladas e molhos, pode ser também um ingrediente poderoso para a boa saúde, evitando duas das maiores causas de morte, disseram nesta quinta-feira pesquisadores britânicos.

Um estudo realizado pelo Rowett Research Institute em Aberdeen, Escócia, indicou que os tomates podem ser fundamentais na prevenção de coágulos sangüíneos que provocam derrames e doenças cardíacas, duas das maiores causas de morte nos países industrializados.

A cobertura gelatinosa e amarela das sementes de tomate impede que as plaquetas se agrupem, eliminando assim os perigosos coágulos que bloqueiam os vasos sangüíneos e matam milhões de pessoas por ano, disse o instituto em estudo divulgado na quinta-feira.

Os pesquisadores acham que a substância gelatinosa indica o caminho para terapia contra plaquetas como alternativa à aspirina, que é amplamente usada para prevenir coágulos sangüíneos, mas pode provocar problemas no estômago, como hemorragia.

A experiência em um pequeno grupo de voluntários revelou que a cobertura gelatinosa de apenas quatro tomates pode reduzir a atividade das plaquetas em até 72 por cento, sem provocar nenhuma hemorragia.

Há muito tempo os especialistas indicam o consumo de frutas e vegetais para ajudar a reduzir o risco de doenças do coração, mas a equipe de Rowett apontou a gelatina em volta das sementes como "o fator tomate", destacando-o dos outros antioxidantes, tais como a vitamina C.

Os tomates são a melhor fonte de uma substância química anti-plaqueta, mas os morangos, melões e grapefruit também contêm tal substância, disse o estudo.