Notícias Atuais
Pesquisas
Principal

 

visitas desde 10/outubro/2001

Notícia de 05 de julho de 2000

Decifrada molécula que mantém vivas as células cancerosas

Fonte - Globo.com

Cientistas do Instituto Salk, dos Estados Unidos, conseguiram decifrar a estrutura tridimensional da molécula que dá às células cancerosas sua extraordinária capacidade de sobrevivência.

Agora será mais fácil desenvolver remédios especialmente para atacar essa molécula, uma proteína batizada pelos cientistas, em inglês, de "survivin" - algo como "sobrevivina", em português.

O chefe da pesquisa, Joseph Noel, explica que a "sobrevivina" aparece em quase metade dos casos de câncer - particularmente os de mama, pulmão, próstata e cólon, que estão justamente entre os mais freqüentes.

Para determinar a estrutura da proteína, os pesquisadores utilizaram uma técnica chamada cristalografia de raio X, que lhes permitiu mapeá-la e determinar as regiões de sua superfície que são essenciais para que ela promova a interminável divisão celular que resulta sempre em mais e mais células cancerosas.

Os medicamentos poderão ser planejados em laboratório para bloquear a atividade da molécula, levando as células cancerosas a cometerem "suicídio", um fenômeno que os biólogos chamam de apoptose. Esse fenômeno é comum nas células normais, equipadas com uma espécie de programa que determina o momento em que devem encerrar suas atividades e morrer. As células cancerosas não têm essa capacidade; continuam a se reproduzir indefinidamente.