Notícias Atuais
Pesquisas
Principal

 

visitas desde 10/outubro/2001

Notícia de 05 de julho de 2000

Remédio contra colesterol também previne osteoporose

Fonte - Terra

Medicamentos usados comumente para reduzir os níveis de colesterol também podem ajudar a prevenir osteoporose e fraturas ósseas em mulheres mais velhas, disseram pesquisadores na sexta-feira.
Cientistas do Hospital Brigham and Women's e da Escola de Medicina da Universidade Harvard,  em Boston, disseram que as drogas, chamadas estatinas, aumentam a densidade mineral óssea, reduzindo os riscos de osteoporose, ou fragilidade óssea. Divulgada no periódico médico The Lancet, sua pesquisa confirma outros estudos que sugerem que as drogas possam levar a um novo tratamento para a osteoporose, doença que atinge milhões de mulheres. ``A descoberta é compatível com a hipótese de que as estatinas aumentam a densidade mineral óssea em humanos e, com isso, reduzem o risco de fraturas causadas por osteoporose'', disseram K. Arnold Chan e seus colegas.
Os cientistas compararam 929 mulheres de mais de 60 anos que sofreram fratura óssea entre outubro de 1996 e setembro de 1997 com 2.747 outras que não tinham sofrido fraturas. As mulheres que tinham usado estatinas 13 ou mais vezes nos dois anos anteriores apresentavam risco menor de sofrer fraturas do que as que não tinham usado a droga. ``O uso regular de estatinas durante um período de dois anos foi associado a uma redução superior a 50 por cento no risco de sofrer fraturas'', disseram os pesquisadores. Em carta enviada ao The Lancet, cientistas britânicos do hospital St. Thomas, em Londres, relataram resultados semelhantes. As estatinas bloqueiam a produção do colesterol que causa entupimento das artérias, uma das principais causas das doenças cardíacas, e reduzem o nível desse colesterol no organismo. Entre as estatinas mais vendidas figuram o Pravachol, da Bristol-Myers Squibb, o Zocor, da Merck e o Lipitor, da Warner-Lambert.