Notícias Atuais
Pesquisas
Principal

 

visitas desde 10/outubro/2001

Notícia de 20 de junho de 2000

Telescópio descobre moléculas de açúcar no espaço

Fonte - Globo.com

          Cientistas americanos descobriram moléculas de um tipo de açúcar numa gigantesca nuvem de gás e poeira perto do centro da Via Láctea.
          A descoberta, num local onde novas estrelas estão continuamente se formando, significa que substâncias químicas precursoras da vida formam-se nessas nuvens antes mesmo que os planetas apareçam em torno das estrelas. O açúcar contém átomos de carbono, elemento constituinte dos seres vivos.
          A revelação da existência do açúcar em nuvens interestelares pode ajudar a desvendar os processos que levaram ao aparecimento da vida na Terra. Algumas condições nessas nuvens são, em alguns casos, semelhantes às que existiam na Terra primitiva. Além disso, muitos cientistas acreditam que a vida pode ter sido "semeada" na Terra por cometas que trouxeram moléculas complexas feitas de material de nuvens interestelares que se condensaram para formar o Sistema Solar.
          A molécula de açúcar descoberta é o glicoaldeído, um "parente"do açúcar de mesa, mas com uma estrutura mais simples. O glicoaldeído é formado por oito átomos de carbono, oxigênio e hidrogênio e pode se combinar com outras moléculas para formar dois açúcares mais complexos, a ribose e a glicose. A ribose é um dos constituintes dos ácidos nucléicos RNA e DNA, que contêm o código genético dos seres vivos.
          A descoberta foi feita pelo radiotelescópio da Fundação Nacional de Ciências dos Estados Unidos, instalado no observatório de Kitt Peak, no Arizona.