Notícias Atuais
Pesquisas
Principal

 

visitas desde 10/outubro/2001

Notícia de 20 de junho de 2000

Brasileiros comem transgênicos sem saber

Fonte - Globo.com

          Testes realizados em 42 alimentos nacionais e importados mostram que 11 contêm ingredientes transgênicos (geneticamente modificados). Na maioria, o conteúdo transgênico é a soja Roundup Ready, da Monsanto, mas também apareceu um com o milho transgênico Bt, da Novartis.
          O resultado foi apresentado nesta terça-feira, 20, pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e pela organização ambientalista Greenpeace.
          Os produtos foram examinados em laboratórios da Áustria e da Suíça. De acordo com o Idec, lotes de sete produtos diferentes apresentaram mais de 1% de transgênicos. Os campeões foram dois tipos de chips sabor bacon, o Bac'n Pieces e o Bac'Os (importados dos Estados Unidos), ambos com 8,7%. Os outros são: Cereal Shake Diet (alimento para dietas produzido pela Olvebra), Cup Noodles (macarrão instantâneo sabor galinha importado pela Nissin Ajinomoto dos EUA), creme de milho verde Knorr, ProSobee (importado do México) e salsichas Swift tipo Viena.
          Com percentuais menores de contaminação, apareceram também o leite em pó Nestogeno, as bebidas lácteas Soy Milk e Supra Soy. O milho transgênico foi encontrado nas batatas fritas Pringles.
          A regulamentação dos transgênicos no Brasil não está definida, mas prevalece a decisão judicial que proíbe a produção e a comercialização de produtos geneticamente modificados no país até que sejam definidas regras e rotulagem adequados."Produtos importados com transgênicos são ilegais. O Governo está sendo omisso e as empresas estão infringindo mais de seis leis ao colocar esses alimentos na mesa do consumidor", afirmou a coordenadora executiva do Idec, Marilena Lazzarini.
          O teste do IDEC foi realizado no laboratório Interlabor Belp AG, na Suíça, com 31 alimentos. Já o do Greenpeace, com 11 alimentos, foi feito no Umwelbundesamt, na Áustria.Todos os itens estão sendo comercializados sem a rotulagem de sementes e produtos transgênicos, exigida pelo Código de Defesa do Consumidor.