Notícias Atuais
Pesquisas
Principal

 

visitas desde 10/outubro/2001

Notícia de 31 de Maio de 2000

Usinas hidrelétricas causam efeito estufa, diz pesquisa


Fonte - Reuters
LONDRES - Usinas hidrelétricas não são tão inofensivas ao meio ambiente como se pensava. Segundo a revista New Scientist, elas liberam mais gases responsáveis pelo efeito estufa do que as usinas de produção de energia elétrica a partir de carvão, afirmou a revista na quarta-feira.
          A Comissão Mundial de Represas, um grupo internacional que supervisiona grandes projetos hidrelétricos, vai apresentar na Alemanha no próximo mês seus estudos sobre represas.
          A New Scientist disse que uma das principais descobertas do grupo, que recebe fundos do Banco Mundial e da União de Conservação do Mundo, é a afirmação de que muito dos gases do efeito estufa produzidos no mundo vêm de matéria orgânica jogada em represas ou da decomposição de vegetação encoberta pelas águas de represas.
          As represas liberam gás carbônico e metano. "Águas paradas produzem as piores emissões porque a vegetação em decomposição gera metano. Esse gás é 20 vezes mais potente na produção do efeito estufa que o gás carbônico, que é liberado quando há oxigênio na água. Assim, a represa produzirá mais metano do que o rio produzia antes da construção da barragem", afirmou a revista.
          Segundo a reportagem, duas represas criadas sobre florestas equatoriais, a de Balbina, no Brasil, e a de Petit-Saut, na Guiana Francesa, são grandes produtoras de gases que provocam o efeito estufa.
COLABORAÇÃO - Thiago Pires Carvalho - Curitiba - PR