Notícias Atuais
Pesquisas
Principal

 

visitas desde 10/outubro/2001

Notícia de 20 de maio de 2000

Consumo de cerveja diminui risco de doença cardíaca


      O consumo diário e não excessivo de cerveja ajuda a reduzir os riscos de doenças do coração, disseram pesquisadores na sexta-feira.
     Em um estudo que avaliou homens tchecos e que foi publicado na The British Medical Journal, o pesquisador Martin Bobak, da University College London, descobriu que os efeitos benéficos eram mais expressivos entre homens que consumiam cerca de 1 litro de cerveja por dia.
     "Nesse estudo sobre consumidores de cerveja, a menor ocorrência de ataques cardíacos foi encontrada entre homens que tomavam a bebida todo dia ou quase todo dia", afirmou Bobak.
     "O estudo sugere ainda que o efeito benéfico perde-se em homens que consomem a bebida duas vezes ao dia ou mais", disse.
     A nova pesquisa corrobora estudos anteriores apontando que o consumo moderado de álcool reduz a ocorrência de doenças do coração por meio da diminuição da pressão sanguínea e dos níveis de colesterol.
     Bobak e seus colegas estudaram homens da República Tcheca para verificar se os benefícios do consumo do álcool se limitavam a tipos específicos de bebidas, como o vinho tinto.
     Os resultados da pesquisa sugerem que os efeitos benéficos se devem ao etanol, presente nas bebidas alcoólicas, e não a substâncias específicas de certos tipos de bebidas.
COLABORAÇÃO - Thiago Pires Carvalho - Curitiba - PR