Notícias Atuais
Pesquisas
Principal

 

visitas desde 10/outubro/2001

Notícia de maio de 2000

Mapeado o cromossomo envolvido na síndrome de Down

Fonte - Globo.com - 08/05/2000
     Uma equipe de cientistas americanos, europeus e japoneses acaba de decifrar a estrutura do cromossomo 21, o menor dos cromossomos humanos, relacionado à síndrome de Down e a outras doenças importantes, como a arteriosclerose e o mal de Alzheimer. Os resultados do estudo serão publicados na edição de 18 de maio da revista científica britânica "Nature".
     O cromossomo 21 contém apenas 225 genes, enquanto que o cromossomo 22, o primeiro a ser mapeado, em dezembro passado, contém 545. Esse número representa muito menos do que os cientistas pensavam a princípio; alguns chegam a falar de "deserto genético", pois uma grande parte do cromossomo 21 não contém nenhum gene, ou seja, é formada por pedaços de DNA aparentemente sem utilidade na criação e manutenção do organismo.
     "Agora que mapeamos esse cromossomo, vamos nos dedicar a descobrir a função de cada um dos 225 genes que o compõem, o que levará no mínimo uns dez anos", explicou o professor Stylianos Antonorakis, líder da pesquisa na Universidade de Genebra.
     No total, os dois cromossomos só representam 2% ou 3% do genoma humano. O total de genes da espécie humana é calculado em 40 mil, número bastante inferior às estimativas precedentes, que o situavam entre 70 mil e 140 mil, segundo a revista britânica. Isso poderá facilitar bastante o ambicioso trabalho do Projeto Genoma Humano de mapear todos os nossos genes e descobrir as funções de cada um.