Notícias Atuais
Pesquisas
Principal

 

visitas desde 10/outubro/2001

Notícia de maio de 2000

Cientistas australianos esperam ressuscitar o tigre da Tasmânia

Fonte - Globo.com - 05/05/2000

     Cientistas australianos retiraram amostras de DNA de uma tigresa da Tasmânia, conservada em álcool desde 1866, e agora vão tentar clonar o animal, para ressuscitar a espécie, extinta há mais de 60 anos. O objetivo dos pesquisadores do Centro de Ciências de Nova Gales do Sul é usar o DNA para produzir um clone do filhote morto há 134 anos.
     Apesar de ser chamado de tigre, o animal não era um felino e sim um marsupial, mesma ordem de mamíferos a que pertencem os cangurus e os gambás. O embrião clonado seria introduzido numa mãe de aluguel, possivelmente uma quoll, gato selvagem australiano que também é um marsupial. O último exemplar do tigre da Tasmânia, o maior marsupial carnívoro australiano até sua extinção, morreu no zoológico de Hobart em 1936.
     O diretor do Australian Museum, Michael Archer, onde a pesquisa está em andamento, estimou que serão necessários dez anos para realizar a clonagem. O projeto pode custar 48 milhões de dólares somente em gastos de laboratório, acrescentou.O núcleo das células pode ser implantado no óvulo de outro animal, como o chamado diabo da Tasmânia, informou o coordenador do projeto, Don Colgan. Archer lembrou que o projeto pode abrir a possibilidade de ressuscitar outras espécies extintas.