Notícias Atuais
Pesquisas
Principal

 

visitas desde 10/outubro/2001

Notícia de maio de 2000

Incêndio atinge prédios de laboratório nuclear nos EUA

Segunda, 15 de maio de 2000, 17h17min
         
Um complexo de prédios históricos, no sul dos Estados Unidos, onde foi desenvolvida a primeira bomba atômica da II Guerra Mundial (1939-45) foi consumido pelo enorme incêndio que atinge a região há mais de uma semana, afirmou o Laboratório Nacional de Los Alamos, no Estado do Novo México, sul dos EUA.

          O complexo onde se desenrolou o supersecreto Projeto Manhattan foi todo consumido pelas chamas com exceção de um prédio, afirmou o laboratório em um comunicado. Segundo Ternel Martinez, funcionário do laboratório, a destruição do lugar é um pesado golpe para as 12 mil pessoas que trabalham no instituto de pesquisa nuclear do norte do Novo México.

          Mais de 1,2 mil bombeiros continuam a lutar contra as chamas, que já consumiram 44 mil hectares de floresta e obrigaram 20 mil pessoas a fugir de suas casas. A velocidade dos ventos aumentou nesta segunda-feira e há previsão de que elas continuem a crescer na terça, o que torna a tarefa dos bombeiros ainda mais difícil.

          As chamas estavam 28% sob controle nesta segunda-feira de manhã. As autoridades, porém, advertiram que o fogo, uma queimada controlada que acabou se espalhando, pode arder ainda por muitas semanas.