Make your own free website on Tripod.com
Notícias Atuais
Pesquisas
Principal

 

visitas desde 10/outubro/2001

Notícia de maio de 2000

Causa de explosão na Holanda ainda é mistério

Enviado por - Thiago Pires Carvalho
Reuters - 16 de maio de 2000
     ENSCHEDE, Holanda - Três dias depois da explosão de um armazém com fogos de artifício na cidade holandesa de Enschede ter matado pelo menos 20 pessoas e ferido mais de 600, as causas do acidente ainda permaneciam um mistério na terça-feira.
     As autoridades de Enschede destacaram que a empresa S.E. Fireworks tinha todas as permissões necessárias para armazenar os explosivos.
     O depósito, que recebeu licença em 1977, tinha sido inspecionado menos de uma semana antes do acidente ocorrer e tudo estava conforme as especificações.
     As autoridades locais anunciaram na terça-feira que estavam criando uma comissão para apurar as causas do acidente.
     Ao mesmo tempo, várias hipóteses circulavam no local. Uma delas é que a empresa poderia estar estocando magnésio no depósito sem permissão. O magnésio explode quando submerso na água e, apesar de não ter sido responsável pela primeira explosão, poderia ter causado a segunda, que foi mais devastadora, causando a morte de quatro bombeiros.
     Outra hipótese diz que os funcionários poderiam ter deixado os contêineres abertos, com a pólvora à mostra, o que poderia ter causado a chispa inicial. Fala-se também que os funcionários poderiam ter aproveitado o bom tempo para deixar alguns fogos molhados secando ao ar livre, o que, segundo um representante da Federação de Fogos de Artifício, é uma prática bastante perigosa.